Dando continuidade às Oficinas de produção audiovisual (2º momento), meus alunos da oitava série do Centro Educacional Reitor Edgard Santos têm se desenvolvido muito bem na etapa de produção do vídeo. Após a leitura e discussão do livro Capitães da areia de Jorge Amado, os estudantes, com minha mediação, decidiram produzir um vídeo que não fosse uma simples reprodução de um trecho da obra em questão, mas que fosse um trabalho de criação, um trabalho autoral, a partir de passagens específicas do referido livro. Após escolherem os temas e evidenciarem os mesmos na obra, os alunos iniciaram um processo de pesquisa, debate, organização das equipes de trabalho e a pré-produção do vídeo. Para mim, nesse contexto o processo de desenvolvimento do trabalho e seus aprendizados são, sem dúvida, mais valiosos que o produto final, o vídeo.
Finalmente, munidos de informação e devidamente preparados, os estudantes chegaram ao momento mais esperado do processo, o da produção fílmica. O tema escolhido para o trabalho foi: o preconceito racial e social, ou seja, o combate dos mesmos. Neste momento prático, de atuação técnica, evidenciei, com muita facilidade, o interesse, bom desempenho, criatividade e proatividade destes jovens. Também percebi que o uso das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem tem otimizado as relações interpessoais entre os alunos e os demais membros da comunidade escolar.
Sem qualquer dúvida, verifiquei, nesse processo de trabalho, um desenvolvimento significativo no aprendizado no que tange a leitura, escrita, oralidade, trabalho em grupo, o que garante ao estudante uma realização interessante e satisfatória de seu papel na escola e também fora dela. Enfim, esse trabalho, além de incentivar o protagonismo juvenil, tem estimulado a emancipação cidadã desses jovens.
Professor Marcus Leone O. Coelho
ALGUMAS FOTOS QUE MOSTRAM UMA EQUIPE DE PRODUÇÃO EM AÇÃO
(alunos da 8ª A do Colégio Edgard Santos em Camaçari e como depoentes, membros da comunidade escolar)
LUZ, CÂMERA, AÇÃO!!!
O VÍDEO PRODUZIDO PELOS ESTUDANTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário