Os estudantes baianos da rede pública de ensino, Cleriston Santos de Jesus, Rafael Nunes Costa e Josenira de Matos Marques, do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, foram convidados para participar da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia - FENCYT 2012, que acontece de 6 a 12 de novembro de 2012, em Lima, capital do Peru.
O projeto desenvolvido pelos estudantes e orientado pela professora Valéria Brito, conhecido como “Secador econômico para desidratação de tomates reutilizando materiais recicláveis”, foi pré-selecionado pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - para representar o Brasil na XXII Feria Escolar Nacional de Ciencia y Tecnologia - FENCYT 2012.
Depois de ter sido premiado durante a I Feira de Ciências da Bahia e também ter participado da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, hoje, o projeto que começou como um simples trabalho de ciências na escola, está levando esses alunos da rede pública de ensino a participar de um evento internacional.
Para a professora Valéria, esse momento significa reconhecimento e valorização, além do incentivo à educação no país. “Seria bom que todas as escolas trabalhassem com projetos, pois a experiência e o desempenho gerado pelos alunos são muito gratificantes”, destaca Valéria.
A FENCYT é um dos mais tradicionais eventos de estímulo ao protagonismo juvenil pela Ciência e Tecnologia na América Latina e reúne, anualmente, os 52 melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas peruanas. O projeto baiano foi selecionado em função de sua pertinência com relação ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social a partir da recomendação do comitê organizador.
Texto publicado originalmente no Portal do Educador Baiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário