NARRATIVAS ORAIS
A REVOLTA DOS BÚZIOS
17 e 18 de Setembro de 2012
Local: Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional - CPEDR
UNEB - Campus 1
Benivalda Moraes de S. Crisóstomo*
ODEART
Andréa Monteiro S. De Aquino
Suane Mendonça Silva
Virgínia de Jesus da Conceição
A Revolta dos Búzios
No final do século XVIII, em Salvador, um movimento composto por pessoas de vários setores da sociedade bahiana expressou-se contra as opressões coloniais de Portugal.
A ação de política anticolonial, no dia 12 de agosto de 1798, mostrou que a população bahiana, maioria de negros, pretos e pardos, não se submeteu a opressão colonial. O movimento foi motivado pela independência das 13 (treze) colônias americanas (1776), por princípios da Revolução Francesa: liberdade, igualdade que expressam os direitos naturais do homem. João de Deus, Manuel Faustino, Lucas Dantas e Luíz Gonzaga foram os negros sacrificados com perdas das suas vidas. Estes homens são os heróis da Revolta dos Búzios, homenageados e celebrados em Narrativas Orais: A Revolta dos Búzios, seus feitos constituem a memória de pessoas que lutaram pela igualdade de homens e mulheres na Bahia.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Janice de Sena Nicolin*Benivalda Moraes de S. Crisóstomo*
Andréa da Sena S.Souza
ODEART
Andréa Monteiro S. De Aquino
Joelma Moura Lopes
Rosana dos Santos RamosSuane Mendonça Silva
Virgínia de Jesus da Conceição
Tiago Silva
INCRIÇÕES: http://www.artebagacodeart.art.br/
(*) Janice Nicolin e Benivalda Moraes, ambas professoras da rede pública, participaram do Almanaque Viramundo, da TV Anísio Teixeira, edição 6. Confira no link
Nenhum comentário:
Postar um comentário