segunda-feira, 27 de novembro de 2017

VI SERNEGRA Leva Discussão Sobre Negritude e Gênero para o Vale do Itajaí/SC


IFSC - Campus Gaspar


A VI Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça – SERNEGRA ocorreu entre os dias 09 e 11 de novembro de 2017, no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, na região do Vale do Itajaí, também conhecido como Vale Europeu.

O evento SERNEGRA foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça, do Instituto Federal de Brasília, onde  aconteceram as edições anteriores. O interesse em levá-lo para Santa Catarina foi da professora Renata Waleska Pimenta– Coordenadora do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, do Campus Gaspar. Para os organizadores, essa iniciativa está em consonância com a trajetória do IFSC – Campus Gaspar, no que se refere à temática, principalmente, através das ações do NEABI junto à comunidade, ao fomentar processos formativos voltados para a inserção cultural de imigrantes e refugiados haitianos que passaram a viver, nos últimos anos, no Vale do Itajaí.

Nessa VI edição, a temática que direcionou as discussões dos Seminários Temáticos, Oficinas, Painéis Temáticos e dos Pôsteres foi Educação, Transdisciplinaridade e Diáspora. Foram 12 Seminários Temáticos que ocorreram na tarde, do dia 10, e discutiram temas como o enfrentamento do racismo e das questões de gêneros nas manifestações artístico-culturais e na pesquisa científica, na Educação, nas Ações Afirmativas e nas redes sociais digitais.

O grupo de educadores da Rede Anísio Teixeira que participou do SERNEGRA 2017 apresentou trabalhos no Seminário Temático 01 – Manifestações Artísticas e Culturais no Enfrentamento do Racismo na Educação Formal e Informal, sendo: Repositório de Conteúdos Livres Aberto à Comunidade Escolar, Joalva Moraes; Rádio Anísio Teixeira – Uma Experiência em Arte-Educação e Comunicação no Ambiente Escolar como Enfrentamento do Racismo, Carlos Barros; Formações Audiovisuais para Estudantes de Escolas Públicas, Fátima Coelho; Programa Educativo de TV Discute Diversidades, Geize Gonçalves.

Além dessas comunicações orais do ST 01, também foram apresentados outros trabalhos: Cultura Afro-Brasileira e a Construção de Identidade Quilombola: Um Estudo de Caso Sobre as Manifestações Artístico-Culturais no Território Quilombola de Canarana - Estado da Bahia, Claudia Pessoa; Um Cantar a Própria Vida: O Marabaixo como Elo Entre a História e Memória de Afrodescendentes, Mônica Nascimento; e A Dança Afro como Possibilidade de Conteúdo em Artes e Educação Física: Estudo de Revisão, Anderson da Silva Honorato e Andressa Vitorinho Cerqueira.


Integrantes do Seminário Temático 01



Para o compartilhamento dessas experiências tão enriquecedoras, a Rádio Anísio Teixeira vai produzir uma edição especial do programa Nas Ondas da Rede sobre o VI SERNEGRA. Foram entrevistados o professor Fernando Mezadri, membro da Comissão Organizadora e Científica, e a professora Anna Maria Canavarro, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Confira, em breve, os vídeos com making of dessas entrevistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs