Por: Geize Gonçalves
Nós seres humanos
assimilamos as cores através do sentido da visão, que transmite a informação
para o cérebro. Então quando escolhemos uma cor
estamos lidando com estímulos imediatos.
Subjetivamente as cores
influenciam no emocional do individuo, seja para o positivo ou para o negativo.
Elas fazem parte de nossa vida sendo utilizadas com símbolos onde agregamos
significados que podem atrair clientes para uma logomarca, por exemplo, ou
transmitir confiança para uma instituição.
Lembrando
que as cores podem provocar diferentes sentimentos nas pessoas, para cada interesse,
segmento e público, a cor pode agrupar determinados significados.
Vamos agora
pensar nas grandes empresas de Fastfood.
Que cores são mais marcantes nas famosas marcas de lanchonetes.
O que podemos observar é a
evidencia do amarelo e do vermelho na maioria das marcas. E será que a escolha
destas cores é feita de forma aleatória?
Então vejamos: O vermelho e
o amarelo são cores primarias, cores quentes. que são diretamente ligada a felicidade,
paixão, entusiasmo e alegria. O vermelho estimula o apetite e o prazer, e é a
cor da paixão. O amarelo traz a representação da felicidade, é uma cor que
deixa as pessoas felizes e cheias de energia, e também esta ligada ao apetite.
Bem, já que o interesse destas empresa é o consumo de alimento estas cores
foram empregadas com esta intenção.
Agora, pensem nas marcar de
governo, ou em instituições financeiras. A grande maioria destas empresas optam
pela utilização do azul como cor predominante.
O Azul também faz parte das
cores primarias, no disco das cores. Esta no grupo das cores frias, que
representa calma e profissionalismo. Ele representa calma, confiança,
produtividade, segurança e transmite a sensação do sucesso. O azul é a cor
séria, comumente utilizada em marcas institucionais ou corporativas. Geralmente
as marcas governamentais ou de instituições financeiras que desejam agregar
confiança e credibilidade exploram esta cor.
Cada pessoa
percebe as cores de maneiras diferentes. Vejamos aqui algumas das percepções
comuns que são associadas a cores específicas no ocidente:
- Vermelho: representa poder, energia, amor, ternura, agressão, colisão e paixão. É a cor que estimula todos os tipos de apetites e o prazer;
- Amarelo:
A cor amarela ajuda o seu cérebro a liberar serotonina, que faz as pessoas
se sentirem felizes e cheias de energia. otimismo, entusiasmo, diversão,
confiança, originalidade, criatividade, desafiador, acadêmico e analítico,
sabedoria e da lógica são associados a essa cor;
- Azul: símbolo da verdade, conservadorismo, segurança, tecnologia, limpeza (principalmente quando combinado com o branco) e ordem. O azul escuro é ideal para os negócios porque simboliza a estabilidade financeira, profissionalismo e fidelidade;
- Laranja: O laranja é uma cor atrativa, mas também pode ser considerada agressiva e imperativa, pois apela para a ação do consumidor. Representa criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude;
- Verde: Desde
sempre se convencionou o verde como a cor da esperança, mas essa cor
também carrega outros significados, como criatividade, frescor, calma,
harmonia, saúde, dinheiro, natureza, tranquilidade. abundância,
equilíbrio e positividade;
- Roxo:
Usado para representar produtos de luxo e de alto valor o roxo
(combinação de vermelho e azul) sugere mistério, concentração, valor,
justiça, autoridade, sofisticação, realeza e espiritualidade;
- Preto: O preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Representa rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição;
- Branco: Representa limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento.
Embora
a percepção de cor é um tanto subjetivo, existem alguns efeitos de cores que
têm um significado universal, e quando
bem empregada, pode gerar a sedução e o convencimento para o consumo. Claro,
que os sentimentos sobre cor são muitas vezes intrínseco de cada pessoa e
enraizada em sua própria experiência cultural. Se pensarmos na cor branca, por
exemplo, é usada em muitos países do Ocidente como representação da pureza e da
inocência, mas no Oriente é visto como um símbolo de luto. A cor vem
sendo usada intencionalmente por revista, televisão, estabelecimentos
comerciais e governamentais como ferramenta de atração.
Ela pode ter uma
influência sobre a forma como pensamos e agimos, esses efeitos estão sujeitos a
fatores pessoais, culturais e situacionais.
Referências:
http://www.auladearte.com.br
http://www.psychology.about.com
http://www.consumidoresdigitais.com.br/psicologia-das-cores-e-sua-influencia-nas-vendas/
https://metzgeralbee.com/our-thoughts/color-psychology-the-powerful-role-it-plays-in-branding/
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