Por Geraldo Seara
A nossa caminhada em Educação, atuando na Rede Anísio Teixeira, principalmente na formação de estudantes e professores, nos tem deixado mais conscientes da importância da diversificação de atividades no interior das escolas que promovam a integração dos saberes ali construídos. Há muitos colegas que concordam com isso e que transformam em notas o desempenho dos estudantes nessas outras atividades, mesmo sem sua supervisão direta, por perceberem o ganho na sala de aula, quando eles retornam.
Esta semana, realizamos uma avaliação com os estudantes (de várias escolas) que foram preparados pela Rede AT, para realizarem a cobertura colaborativa do 4° Encontro Estudantil. Pretendíamos ver, pelos olhos e ouvidos deles, o mundo que se reuniu na Arena Fonte Nova, naqueles 3 dias. Na avaliação, ouvimos que alguns de seus professores lhes atribuíram notas, por terem participado do evento. Parabenizamos os colegas pelo reconhecimento da importância das atividades extra-classe, nas quais o conhecimento construído na sala de aula pôde ser posto em prática. Abaixo, um dos trabalhos desses jovens.
No curso de Interpretação para TV e Produção de Vídeos Estudantis não é diferente. Realizado em Salvador e em algumas cidades do interior do estado, o resultado é sempre surpreendente, confirmando que precisamos, cada vez mais, de atividades integradoras, que promovam descobertas dos significados de estudar. Que os estudantes percebam, na prática, a razão de existir dessa ou daquela disciplina do currículo escolar.
Trago, como exemplo, o ocorrido na formação realizada em Formosa do Rio Preto na qual um estudante apresentou uma certa dificuldade na interpretação do papel do rei Henrique VIII. O jovem foi orientado a pesquisar sobre o famoso rei e isso resultou num melhor desempenho. Ou seja, o conhecimento sobre um fato histórico contribuiu na construção da personagem. Assim, a depender do papel a interpretar ou da função a desempenhar na equipe de produção, os estudantes são levados a pesquisar, até porque são eles que escrevem o roteiro e providenciam os elementos cenográficos necessários.
Os educadores que participam da formação ratificam isso. Nas palavras da professora Jucileide Teixeira (vide documentário abaixo), do Colégio Estadual Frei José da Encarnação, Jacobina, "o curso atua naquilo que chamamos a atenção na sala de aula". Para a professora Valdeci Costa, diretora dessa mesma unidade, o desafio de encontrar soluções para manter o interesse dos estudantes é grande, já que passam sete horas com eles, por se tratar de uma escola de tempo integral.
Pra não soar como louvor em boca própria (rs...), vejam:
A todas e todos que têm acreditado no nosso trabalho, muito obrigado, de coração.
Que tenham um Feliz Natal e um Ano Novo com grandes realizações.
Que tenham um Feliz Natal e um Ano Novo com grandes realizações.
Até 2016!
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