Publicado em sex, 29/11/2013 por
Foto: Ascom |
A experiência e a poética
literária de estudantes da rede estadual da Bahia ganharam espaço na noite
desta quarta-feira (27/11), na Itaipava Arena Fonte Nova, com o 5º Sarau
Estadual do TAL (Tempos de Arte Literária). O evento integrou a programação do 2º
Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura,
projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que chega
ao fim nesta sexta-feira (29/11), com a etapa final do Festival Anual da Canção
Estudantil (Face), a partir das 18h.
Na ocasião, foram premiadas as
seguintes obras: Prisão Tecnológica, de Vital Antônio de Macedo Neto (Escola
Estadual Flaviano Dantas do Nascimento – Banzaê), Mistério no Quarteirão, de
Izabella Baldoino Almeida (Colégio Polivalente de Conceição de Coité) e Olhar
Esquizofrênico, de Kallyane Souza Santos e Hillo Brito (Colégio Estadual Paulo
César da Nova Almeida – Ibirapitanga).
Foto: Ascom |
O Sarau reafirmou a consciência crítica e social dos estudantes da rede estadual e exaltou a diversidade cultural com 33 obras literárias, de 57 alunos, criadas nas fases escolares e regionais no Estado, em 1.190 escolas participantes. No evento, foram apresentados, pelos próprios autores, os textos finalistas que perpassaram por diversos gêneros, como poesia, prosa, cordéis, cartas, e peça de teatro, com temáticas a exemplo da perda da infância, o sertão, preconceito, estereótipos, manifestações, família, entre outros.
“Acho que o Sarau é uma oportunidade ótima que temos para mostrar a nossa criatividade. Também passamos a ter ainda mais gosto pela leitura e pela escrita”, disse Sara Souza, estudante do Colégio Estadual Leur Lomanto, do município de Medeiros Neto, que não escondia o contentamento por participar do projeto.
Foto: Ascom |
No júri, entre outros nomes, estava o do baiano Antônio Torres, ocupante, na Academia Brasileira de Letras, da cadeira que já pertenceu a Machado de Assis, Jorge Amado e Zélia Gattai. O resultado do Sarau do TAL é publicado na obra Poética Estudantil, que reúne os destaques da produção literária na rede estadual. Na seleção, foram levados em consideração os seguintes quesitos: clareza textual, criatividade, estética e originalidade.
Os estudantes chegaram a Salvador na sexta-feira (22/11) para participar de curso preparatório que acontece até a data do evento. No primeiro dia, eles foram recepcionados pelo grupo Geling e professores de arte literária, arte musical, direção artística e expressão corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário