Por Geraldo Seara
Após uma semana de imersão no mundo do audiovisual, estudantes do Colégio Estadual Antonilio da França Cardoso, na cidade de Juazeiro, partiram para a experimentação, como parte do Curso Intensivo de Interpretação para TV, ministrado pelo professor e preparador de elenco Nildson B. Veloso. Uma prainha do Velho Chico foi a locação escolhida para a gravação de um dos roteiros.
Com o São Francisco correndo para o Leste, começamos de manhã cedo, como revelam as sombras na areia (acima). Para otimizar o tempo, contamos com o apoio de uma pequena equipe em algumas das várias funções de um set de gravação.
Com as sombras revelando o tempo que ia passando, seguimos com direito a câmera subjetiva, plongée, contra-plongée, contra-plano, plano detalhe, americano, marcação incisiva do diretor, muitos takes e tomadas.
A tarde chegou e ninguém resistiu ao convite de entrar na água. O rio continuou rumo ao Leste, enquanto o sol fervia às nossas costas.
Quando caiu a noite, nos reunimos outra vez na sala de aula, para vermos parte do que fora gravado. Era visível o cansaço, mas também a satisfação dos que puseram o pé no set e o entusiasmo dos que ainda o farão.
Nossos agradecimentos a todos os colaboradores e, em especial, a José Carlos Costa (Zezinho) e Terezinha Castro, do NTE 07. Parabéns aos estudantes que resistiram, bravamente, à temperatura da margem direita do São Francisco e ao temperamento do diretor!
Assista ao 1° corte aqui.
Dia de muita criatividade e alegria.
ResponderExcluirÉ uma satisfação enorme que tenho depois que chego no hotel e lembro que aquele dia foi de pura descoberta para os alunos, e que eles a partir dali, com certeza, não mais serão os mesmos em relação ao audiovisual.
Feliz, muito feliz!