terça-feira, 12 de maio de 2009

GRAVAÇÃO DE "ANÔNIMOS"

Geraldo Seara.
O SORRISO DE "SEU" ANTÔNIO

No dia da gravação (05/12/08), "Seu" Antônio apareceu impecável! Acordou (nem dormiu!) às 5 e comeu muito feijão com arroz pra começar bem o dia e durar até onde desse. Ele sabia que o dia ia ser intenso, mas não tinha idéia do quanto.

A gravação começou pela Sorveteria, às 8h da manhã, só pra registrar a chegada dele e a coleta dos picolés. Mas, só ali, foram muuuuuuitos takes, com muitos transeuntes, muitas buzinas, música diegética demais da conta, muitos kill, e faz assim, e faz de novo... Em meio a tanto furdunço, a orquestra seguia afinada sob a firme e leve batuta de Luciana, que ainda teve tempo pra ensinar, explicando a razão dos tantos takes e planos, já pensando na edição. Foram duas câmeras, gravando simultaneamente, com Militão e Amina, mais a câmera de Daniela, registrando meio que making of. Aprender fazendo é tudo! Inda mais quando se vê, também, na prática, o tanto que já se aprendeu.

Mais takes e, depois, picolé pra todo mundo, de todos os sabores, servidos por "Seu" Arnaldo, o dono da sorveteria, e sua filha, Laís, felizes com a movie-mentação.

Do Bonocô ao Doron fomos em comboio: o carro da equipe, o de Pinduca, lindão! - o carro! - e mais um tomado emprestado, só por causa do ar-condicionado, pra levar o nosso Antônio que não parou de falar um segundo sequer, mas sem suar tanto, pelo menos.

Chegando ao Doron, o tempo mudou! (Bem que Mariana falou!) Mas, graças a Deus, logo mudou de novo e aí, sob a batuta, ônibus, ladeiras, subidas, descidas, boom, lapela, tudo fluiu. Tinha hora que a equipe parecia corda de caranguejo, mas como num balé, ora andando de costa, ora de lado, ora de frente, pra garantir o melhor. "Seu" Antônio sorria, mesmo cansado, repetia, subia e descia outra vez. E foi assim, com pausas pra picolés, pois, sensíveis à questão, colaboramos com a vendagem do dia.

E veio o meio-dia! e o cheiro que saía das janelas nos fazia delirar. Não fossem os picolés, teríamos invadido alguma cozinha... O que quer dizer mesmo catering by nos créditos hollywoodianos? Well, deixa pra lá. O importante é que "Seu" Antônio falou, contou suas histórias e até sambou. A equipe, que ficou gratuitamente bronzeada, está de parabéns!!!

14 horas: ainda havia takes pra fazer. Nosso semblante já não era o mesmo, de cansaço e de rango. Mas o sorriso de Seu Antônio...

Assista, abaixo, a um trecho do que foi descrito acima. As imagens foram captadas por uma câmera de 3.1 pixels (baixa resolução) e editadas com o Virtualdub.

Abraços a todos e a todas,

Geraldo Seara.


Mais de Geraldo:
Petnografia
Homo Audiovisualis
V Semcine
Inspirado pelo Bahia Assim
A quem interessar possa
Gravação de Anônimos: O sorriso de Seu Antônio (txt + vídeo)
Fé Cênica, making of (vídeo)
Curso de apresentação para tv (vídeo)
Pré-produção em Ilha de Maré (vídeo)
Participação no documentário OMNIBUS (vídeo)

2 comentários:

  1. Como falou gandhi " A arte da vida é fazer da vida uma obra de arte" e você meu querido Geraldo consegiu materializar esse pensamento do filósofo da paz em audiovisual. É por momentos como esse, que tenho a certeza de que fiz a escolha certa, de me tornar no processo evolutivo um homoaudiovisuales.

    Parabéns...

    Peterson.

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs