Clique aqui para ver o vídeo na íntegra.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
CLIP DRAMAS URBANOS 2
Clique aqui para ver o vídeo na íntegra.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
AULAS COM A TV ANÍSIO TEIXEIRA
Geraldo Seara
Esta série apresenta cidadãos que exercem atividades comuns ou incomuns, mas que chamam a atenção, pelo jeito como procedem, com seus savoir faire próprios. Tomemos como exemplo Seu Antônio, vendedor de picolé, que é o personagem do Almanaque Viramundo, edição nº 1.
Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, podemos abordar os usos da língua em diversas situações (formal / informal), a partir da fala de Seu Antônio (sem qualquer juízo de valor):
- Como ele se expressa? |
Podemos iniciar uma conversa, logo após a exibição do vídeo, permitindo aos alunos uma discussão sobre o que assistiram, com a ajuda de mais perguntas, tais como:
- O que podemos inferir sobre história de vida de Seu Antônio? |
Podemos utilizar esse recurso como base para a escrita de textos sobre o personagem em questão, extraindo da discussão com os alunos os elementos da narrativa (quem, o que, quando, onde, etc.).
Por sua natureza, o vídeo proporciona a interdisciplinaridade. Além dos assuntos de Língua Portuguesa, podemos tratar de Sociologia, Filosofia, Matemática, Geografia, Gestão.
Em Matemática, por exemplo, podemos lançar desafios aos alunos, com questões tais como:
- Qual a renda mensal aproximada de Seu Antônio, considerando a quantidade e o preço dos picolés que vende por dia? |
Em Gestão Empreendedora podemos abordar o esforço de Seu Antônio:
- Como Seu Antônio vende seu picolé? |
Em Sociologia e Filosofia, podemos abordar a própria vida de Seu Antônio:
- O que é verdade? |
Em Geografia, o professor Peterson Azevedo sugere trabalhar:
A territorialidade presente nas falas do personagem nas quais ele se reporta às suas raízes e aos ensinamentos que recebeu dos pais, e que luta para passar para os filhos. |
Estas são apenas sugestões. Sabemos onde uma aula com vídeo pode começar, mas onde pode acabar - se acabar - não podemos precisar!
Um abraço.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
AULA INAUGURAL 2011
O governador Jaques Wagner, em viagem no dia do evento, deixou mensagem gravada em vídeo na qual mencionou a escola como sendo a "alma da educação" e destacou a importância da participação de alunos, professores e funcionários no processo educativo. Em suas palavras, o objetivo é fazer da terra de Anísio Teixeira, criador desse modelo de escola tão interessante como é a Escola Parque, fazer dessa terra, uma terra onde, efetivamente, a educação esteja como prioridade de governo. Não é fácil e não é rápido, mas nós temos que ter a convicção de que temos um planejamento, sabemos onde queremos chegar; vamos ampliar investimentos na área de educação e, pra isso tudo, eu quero contar, também, com aquilo que é mais importante em educação: a participação de alunos, professores, funcionários de educução. Vocês é que, na verdade - e não a parede da sala de aula -, fazem a qualidade de educação na Bahia. [...] Daí a nossa bandeira Todos pela Educação.
O evento, que foi transmitido ao vivo pela TVE, tendo o suporte da Prodeb para conexão com as redes sociais - Orkut, Facebook e Twitter -, foi apresentado pelo ator Caco Monteiro. Na abertura, foi exibido um vídeo da TV Anísio Teixeira, que faz parte da série Campanha de Valorização dos Educadores. A seguir, o professor Osvaldo Barreto falou de Educação e de sua trajetória na escola pública. "Eu sou filho da escola pública. Eu devo tudo o que sou, na vida, à escola pública", disse o professor, com muito orgulho.
Outro destaque, na abertura, ficou com Tatau, que cantou o nosso Hino ao Dois de Julho, acompanhado da Orquestra Dois de Julho, regida pelo maestro Yuri Azevedo, com arranjos do maestro Fred Dantas. Margareth Menezes e Moraes Moreira também estiveram presentes. Confira tudo aqui, ou no site da Secretaria de Educação.
PARTE 01:
PARTE 02:
PARTE 03:
PARTE 04:
Vídeos publicados originalmente em www.educacao.ba.gov.br/node/2124