domingo, 10 de julho de 2011

AULAS COM A TV ANÍSIO TEIXEIRA II

O ESPELHO

Geraldo Seara

Sugestão de aulas com a Série da TV Anísio Teixeira Meu Avô, o Circo, peça 12. Veja aqui.


1. Após exibição do vídeo, mediar discussão sobre o conteúdo, a partir da percepção de cada aluno, desde o título da peça, ao trabalho dos atores, focando a atenção no elemento cênico principal – o espelho. O que o espelho representa? Quais expressões trazem a palavra espelho ("espelho, espelho meu..."; "Fulano espelhou-se em..."; "Porque agora vemos por espelho em enigma...")?

2. Fazer alusão à letra de "Sampa" (C. Veloso) cujo trecho diz "é que Narciso acha feio o que não é espelho..."


3. Apresentar, durante a discussão, imagem da pintura "Narciso" de Caravaggio (disponível aqui).

4. Para leitura, sugiro o texto sobre Narciso e Eco, disponível aqui e/ou aqui (versão mais simples).

5. Comentar a origem do nome Narciso e da flor homônima (>Nárkissos), do termo "narcisismo" e da palavra "narcótico" (>narke = torpor), da palavra "eco" (da ninfa Eco (>Ekhó) - Essa era a explicação dos antigos para o fenômeno da reflexão das ondas sonoras. Sobre isso, acesse aqui )

6. Fechamento da aula: influência da mitologia grega nas artes e nas ciências, incluindo a origem e formação das palavras em nossa língua. Os sentidos da palavra "espelho" em nossas culturas (plural, dada a diversidade numa mesma sala de aula).

☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

A professora Viviane Paraguaçu, arte-educadora, enviou contribuições para esta postagem. Confira:

DINÂMICA DO CHAPÉU:
(autoria desconhecida)

Em um chapéu de palha, cole um pequeno espelho. Deixe várias figuras de pessoas (fotos de revistas) soltas e não mostre aos alunos;

Peça que um(a) voluntário(a) se apresente, escolha uma foto e mostre para a platéia de alunos, mas não deixe que o(a) voluntário(a) do jogo veja. Pergunte para o(a) mesmo(a) se ele(a) tira o chapéu para essa pessoa e porquê? Em seguida, finja que vai colocar outra figura, mas tire e deixe que o(a) voluntário(a) se veja no espelho (que foi colado no fundo do chapéu). Isto não deve ser revelado para os demais, porque você vai repetir a mesma dinâmica com os outros.

Pergunte então, se ele(a) tira o chapéu para essa pessoa, e o por quê (explique que a plateia não sabe e nem deve saber quem é a pessoa em questão).

É possível, com esta dinâmica, visualizar o grau de auto-apreço e o nível de auto-estima que a pessoa tem. Deve ser realizada em tom de brincadeira e sempre levando em consideração os limites e idade dos participantes, nem todos devem querer se expor e participar, isto deve ser respeitado!

DINÂMICA DO ESPELHO (Viola Spolin).

Forme duplas para este jogo. Os participantes devem se escolher espontaneamente.

Coloque um de frente para o outro, a uma certa distância, um metro mais ou menos. As duplas devem escolher quem é o A e quem é o B; sendo o A quem inicia a atividade e o B deve quem a reflete, como se fosse o espelho do outro. Sugira atividades cotidianas como escovar os dentes, tomar café, varrer casa, enfim, atividades com as quais eles tenham intimidade e que não fiquem preocupados. Depois troca-se o B realiza a atividade e o A é o espelho.

Variação: as atividades podem ser de dança (coreografias), etc., a depender da intimidade e do grau de maturidade da turma com exercícios e jogos teatrais.

Na roda de discussão: perguntar o que foi mais fácil, ser o espelho ou o espelhado? Por quê? No espelho, o lado direito continua no mesmo lugar ou não?

Um comentário:

  1. Uma aula multimídia. Excelente, prof. Geraldo. Com essa dica a gente segue em frente. Vlw!

    Vânia.

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs