sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA


Segundo fontes históricas, no início do século XVIII, apareceu uma imagem de São Gonçalo, num local chamado Campos da Cachoeira. Construíram, então, uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, onde se formou um arraial de jesuítas e nativos.


Assim, tudo começou! A freguesia de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira foi desmembrada do município de Cachoeira, em 1884, passando a chamar-se São Gonçalo dos Campos.


Banhada pelo Rio Jacuípe, São Gonçalo dos Campos é uma cidade que preserva um ambiente bucólico, exibindo praças de uma beleza exuberante. Antes, já foi considerada Cidade Jardim e também Cidade Saúde, uma vez que as pessoas com problemas respiratórios iam até lá buscar a cura de seus males, devido ao clima ameno e agradável.


Uma atração a mais dessa cidade é seu conjunto arquitetônico. As casas de características peculiares contam sua história. Nas fachadas, estão as indicações do ano em que foram construídas. Mas o antigo encontra-se com o novo. Casas modernas surgem modificando sua paisagem sem perder o charme.




São Gonçalo dos Campos é uma cidade lindíssima. É um passeio imperdível para os amantes da natureza e da riqueza arquitetônica. Está localizada no Recôncavo Baiano, bem próxima à capital, pouco mais de 100 km. Aproveitem a dica e boa viagem!



Jô Moraes
Educadora e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs