segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PRÉ-PRODUÇÃO SÃO GONÇALO

Paróquia São Gonçalo do Amarante.São Gonçalo é especial. Sua arquitetura nos vai narrando as histórias que se fazem presentes nas bocas de cada são gonçalense. É lindo perceber a apropriação histórica de seus moradores. Cada um vai desvendando seus prédios, revivendo as datas marcadas em cada casarão, vai nomeando aquela que, trincada no Recôncavo, hoje sofre pela crise no mercado fumageiro, principal fonte de trabalho da população.

Paróquia São Gonçalo do Amarante.Interior da igreja.

Caminhar por ruas emolduradas por um paisagismo inspirado na jardinagem europeia, em especial da Suíça, São Gonçalo mais parece que insiste em resistir, mesmo sendo abocanhada por um mundo globalizado e, altamente, excludente. A Pace - ONG que através da arte-educação devolve à comunidade, com muita luta, sua história, suas artes, através dos griôs que formam - marca o que nem de longe se aproxima das épocas áureas que eles experimentaram, em outros tempos.

Secretaria Municipal. Escola Agripina.

Mercado Cultural. Praça da Bandeira.

São Gonçalo é a cidade da saúde. Seu clima tropical benefecia quem sofre de doenças respiratórias. Até D. Pedro veio se curar de uma tuberculose em nossa cidade. Você sabia disso? Indaga-nos, com um orgulho, que só quem mora lá há 60 anos pode manifestar. Desatam o novelo, tentando nos transportar para um período em que era chamada de Cidade Jardim. E, como jardim, vai emoldurando os caminhos, as ruas, as praças limpíssimas e também um trânsito enlouquecedor que parece nos lembrar que estamos no século XXI.

Prof. Edivaldo.ONG

Apesar de não ter uma companhia de teatro fixa, os palcos se notam em vários locais. Parecem nos dizer que a arte, lá, não se manifesta em espetáculos, mas em pílulas diárias. As fanfarras são motivo de orgulho. E mesmo percebendo as relações que se mantêm nas fábricas de produção de charutos, eu prefiro não me deter nessa imagem. Não por omissão. É preferência mesmo. Quero a poesia que ecoou num dia chuvoso conhecendo a cidade. Quero os sorrisos que se manifestaram através da generosidade de Marilene em nos apresentar o que ela chamou de roteiro. Vocês precisam conhecer minha cidade. Eu já tenho um roteiro prontinho. Fomos. Fomos, porque sabemos que a Bahia é assim.

Tabarama

Tabarama1 Tabarama
Claudia Pessoa
Educadora da TV AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs