terça-feira, 21 de setembro de 2010

CAMPANHAS E INTERPROGRAMAS

Marcus Leone, interpretado por Geize Gonçalves.CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS EDUCATIVAS E INTERPROGRAMAS DA TV ANÍSIO TEIXEIRA.

A publicidade hoje, além de sua perspectiva mercadológica – divulgação e venda de produtos – assumiu também, de forma efetiva, um caráter educativo e pedagógico extremamente importante em nossa sociedade. A partir da criatividade, poder de envolvimento, persuasão e convencimento inerentes à linguagem publicitária, verifica-se que valores éticos, culturais e informações de utilidade pública são transmitidos ao público alvo e assimilados por este de forma impactante e prazerosa. Tais valores são propagados e estes visam propor modelos de referência ética e comportamental, numa lógica de sensibilização, conscientização e educação cidadã. Dessa forma, percebe-se a relevância dos processos pedagógicos eficientes nas construções publicitárias e estes devem sempre nortear nossas campanhas educativas. Nesse sentido, as peças publicitárias a serem propostas pela TV Anísio Teixeira visam conseguir junto ao público alvo: mudanças afirmativas de hábitos no que tange as relações intra e interpessoais, promoção da cultura participativa, o exercício da cidadania, conscientização para a promoção de uma vida saudável, tanto individual quanto coletiva, atenção para as questões ambientais, de saúde e sexualidade e direitos humanos.

Clique na foto para ver o vídeo.As Campanhas Educativas irão propor benefícios sociais abordando os seguintes eixos temáticos: saúde, sexualidade, questões ambientais, cidadania, valorização e formação do educador e direitos humanos. Já os interprogramas Etnomatemática, Meu avô o circo, Poesia de cada dia, e Questão de língua promoverão momentos de magia, cultura, beleza, comunicação, alegria, sensibilidade e raciocínio lógico entre um programa e outro da TV Anísio Teixeira.

Sendo assim, entende-se que o caráter pedagógico nas campanhas educativas e nos interprogramas é extremamente relevante para legitimar e impulsionar a cidadania.

Clique aqui para ver o vídeo.É nessa perspectiva diferenciada, visando temáticas de utilidade pública e emancipação cidadã que a publicidade da TV Anísio Teixeira, a partir da criatividade e da dinamicidade presentes em seu formato (spot, pílulas) propõem o estabelecimento de diálogos mais amplos com os diversos setores da sociedade, objetivando a construção de saberes, numa lógica não comercial que contemplem os objetivos sócio-educativos e culturais da comunidade escolar e da sociedade baiana como um todo.

Marcus Leone O. Coelho
Coordenador Pedagógico das Campanhas Educativas

P.S. A foto de Marcus (alto, à esquerda) foi recriada pela designer Geize Gonçalves, fazendo jus ao Bob Marcus, novo nome do nosso colega.

2 comentários:

  1. A arte de educar, também pode ser feita por meio da publicidade! Valeu Marcão.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Peteleiro. Seguramente a publicidade é uma ferramenta pedagógica poderosíssima que pode ser efetivamente usada nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo na perspectiva contextualizada e interdisciplinar.

    Ah! Agora atendo também por Bob Marcus, valeu?!

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs