segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BAHIA ASSIM NO BON ODORI

Sempre no segundo sábado do mês de agosto, acontece a festa do Bon Odori, na sede da Associação Cultural Nipo-brasileira da Colônia JK, na zona rural do município de Mata de São João. Este ano, foi no último sábado, dia 14 de agosto.

Bon Odori é um festival de tradição budista que tem suas origens na China. Em terras japonesas, ocorre sempre no verão entre os meses de julho a agosto. Na ocasião, celebram-se os antepassados que já se foram, por isso a festa acontece após o pôr do sol, uma vez que eles acreditam que os espirítos só saem durante a noite.

Em JK, a Associação estava toda decorada com lanternas tipicamente orientais. As senhoras eram as responsáveis pela venda de comidas japonesas, tinha de tudo: de sushi à tempura. A cerimônia teve início com uma homenagem aos antepassados mortos diante de um altar com oferendas que contiam produtos cultivados na região, como cenoura, chuchu, laranja, tomate, mamão. Depois, uma dança tradicional tomou conta da festa. Pessoas foram se incorporando ao rito e logo uma grande roda circulava pelo salão, executando, de forma sicronizada, os passos daquela coreografia em louvor aos mortos.

A festa contou com a participação do Cônsul Honário do Japão na Bahia, o Sr. Odecil Costa Oliveira, além de japoneses, seus descendentes, visitantes que admiram a cultura japonesa e moradores da redondeza. A TV Anísio Teixeira também estava lá, gravando imagens para o quadro Bahia Assim, do Almanaque Viramundo.











Jô Moraes

2 comentários:

  1. Olá amigos, quero parabenizá-los pela cobertura do evento. Eu estava lá e acompanhei de perto não só toda a festa como o trabalho de vocês.
    Nasci e me criei no JK, e embora tenha saído de lá ainda criança, busco não perder as origens. Participar de qualquer atividade da colônia não só é prazeroso como nos enriquece culturalmente.
    Parabéns pelo trabalho!

    Jany Silva

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs