quinta-feira, 14 de maio de 2009

GRAVAÇÃO DO "MÁQUINA"

Jolva Moraes.
CIÊNCIA EM FOCO

A primeira reportagem sobre a popularização das ciências da TV Anísio Teixeira teve como produtora Gisela Tapioca e como diretora Gabriela Almeida. A pauta trazia indicações de confronto da ciência do laboratório e do jaleco com aquela do barro e da terra. Assim, resolvemos buscar informações sobre instituições que levam o conhecimento científico aos professores da rede pública e os desdobramentos dessa formação na prática pedagógica dos docentes.

Representando a ciência do laboratório, ouvimos a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz que desenvolve o projeto Ciência na Estrada. Em parceria com o Instituto Anísio Teixeira- IAT, a Fiocruz também promove o curso Popularização das Ciências - Novas Abordagens Pedagógicas, contando com a participação de professores de Biologia, Química e Física da rede pública estadual.

Visitamos a sede do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Casa dos Sete Candeeiros, Ladeira da Praça, para ouvir a Coordenadora da 7ª Etapa do Projeto Pelourinho, a arqueóloga Rosana Najar. Escolhemos a arqueologia por se tratar de uma ciência pouco conhecida, mas que desempenha um papel fundamental no âmbito das ciências sociais. Em todos os encontros, procuramos relacionar as ações desenvolvidas por essas instituições à formação continuada e à qualificação dos professores da rede pública.

Essa reportagem fará parte do programa número zero da série Máquina de Democracia. Começamos com determinação, pouca (ou talvez nenhuma) estrutura e muita vontade. Enfim, é o início, apesar das dificuldades, com certeza, chegaremos lá.

Jô Moraes.

Para acessar o blog de Jô, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs