segunda-feira, 11 de julho de 2016

Educação: caminhos, encontros e colaboração





Por: Marcus Leone


Quando o ato de aprender e ensinar acontece em uma via de mão dupla, isso, verdadeiramente, revela bons processos pedagógicos de construção do conhecimento e aprendizagem significativa, alicerçados no cuidado, no respeito e na colaboração.




E foi com esse espírito dialógico, afetivo e crítico que a Rede Anísio Teixeira realizou mais uma formação em produção de mídia onde compartilhou, interagiu, trocou e, coletivamente, construiu saberes com uma equipe formada por setenta e oito educadores do GESTAR, colegas animados, interessados e competentes. Esse encontro formativo aconteceu em Valença durante os dias seis e sete de julho com carga horária de dezesseis horas. Os educadores da Rede Anísio Teixeira, Geraldo Seara, Marcus Leone e Peterson Azevedo, com uma metodologia dinâmica (perspectiva teórico-prática), mediaram uma formação em “Introdução para a produção de vídeo” no referido encontro. Em tal formação, os educadores potencializaram a interação com e entre os sujeitos participantes, assim como estimularam e auxiliaram a criação de conteúdos audiovisuais autorais pela turma.




A formação transcorreu em uma sequência lógica de conteúdos e ações básicas necessárias para a produção e edição de vídeo, tendo como foco o viés educacional. Nesse contexto, os cursistas tiveram aulas sobre: roteiro, etapas de produção audiovisual, linguagem audiovisual, as funções no set de filmagem, captação de imagem, som e edição de vídeo. O mais interessante nesse processo é que a proposta do curso objetiva produzir vídeos com recursos mínimos, com o que é possível fazer no cotidiano escolar, ou seja, é primar pela simplicidade e viabilidade dos processos de produção, sem negligenciar a qualidade. Para tanto, os recursos tecnológicos usados foram minimalistas, nesse sentido, os participantes aprenderam e produziram vídeos, capturando imagens e som com celulares e microfones improvisados, utilizando fones de ouvido.






Ao final da formação, os colegas cursistas cumpriram o desafio proposto e exibiram suas produções audiovisuais como trabalho de conclusão do processo. A integração entre os educadores da Rede Anísio Teixeira e os cursistas do GESTAR foi muito boa, assim como a reciprocidade no cuidado e admiração. Considerando esse contexto favorável, evidencia-se então uma relação de sucesso entre esses dois programas cujo principal objetivo é potencializar e promover cada vez mais a escola pública.





Marcus Leone O. Coelho
Educador da Rede Anísio Teixeira

As imagens são fotogramas das câmeras de making of.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs