quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Rede AT no VII Seminário Índio Caboclo Marcelino e XV Caminhada Tupinambá


Por Geraldo Seara

Imagem extraída da página do seminário, no Facebook


A Rede Anísio Teixeira tem a honra de se fazer presente, mais uma vez, entre os Tupinambás. 

A comunidade está em movimento constante, nesses 5 séculos de luta, desde a chegada dos invasores e do grande massacre (1559) de seres  humanos, cujos corpos, estirados na areia, chegavam a cobrir 6 Km! 

Nos tempos atuais, este Seminário marca o sétimo ano de avivamento da memória das comunidades indígenas e da sociedade em geral, o sobre a luta do Caboclo Marcelino, um índio que, na década de trinta, foi perseguido, preso e torturado, por reivindicar o que era direito dos primeiros habitantes deste país. Por saber ler e escrever, Marcelino era considerado perigoso e, não tardou, a imprensa da época começou a lhe atribuir adjetivos pejorativos que aumentavam ainda mais os motivos que os coronéis precisavam para eliminá-lo de vez da sociedade. Hoje ninguém sabe do seu paradeiro, mas Marcelino continua vivo na memória do Povo Tupinambá.

No ano passado, a Rede Anísio Teixeira levou, aos estudantes da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, o Curso de Interpretação para TV e Produção Audiovisual. Esse encontro resultou na realização de um vídeo sobre o Caboclo Marcelino. Este vídeo será exibido e presenteado aos Tupinambás, nesta ocasião.

Assista a trechos do curso e making of do curta:




Além do VII Seminário Índio Caboclo Marcelino a região será também sacudida pela XV Caminhada Tupinambá, em memória não só de Marcelino, mas também das vítimas do Massacre do Rio Corurupe.



Veja e baixe os vídeos diretamente do Ambiente Educaional Web 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs