sábado, 17 de maio de 2014

Lançamento do Intervalo no II Seminário de Educação e Tecnologia

 
por Geraldo Seara
 
II Seminário Educação e Tecnologia / IAT

Por dois dias, o Instituto Anísio Teixeira foi palco de um grande encontro entre professores, estudantes, atores, funcionários, cineastas, designers, pensadores, gestores públicos, funcionários e técnicos, todos respirando educação e tecnologia.
 
 
Yuri Wanderlei, coordenador da Rede Anísio Teixeira
 
Foram várias as mesas redondas que propiciaram reflexões importantes sobre esse tempo que vivemos hoje no qual ora a escola parecia perdida, suplantada pela onda digital, ora aparecia como espaço legítimo para direcionar o devir, em alusões a autores como Freire, Levy e Pretto que, sucessivamente, junto a muitos outros, iam sendo revezados nas falas.
 
 
Mesa 02: Debora Adália, Rodrigo Neim e Yuri Wanderlei
 
Entre os pensamentos expostos, um me chamou a atenção, em particular, o de que nem todos os nascidos nestes tempos são nativos digitais, como bem disse Rodrigo, da SaferNet. Concordando com ele, ouso traçar uns paralelos: será que todos os baianos sabem reunir os ingredientes para fazer um vatapá? (rs...) De longe, muitos pensam que sim. Já dei aulas de inglês em escola americana, para estrangeiros que já moram nos Estados Unidos há tempos. Oxente?! Não bastaria viver num país anglófono para adquirir a língua nativa? Então, analogamente, o fato de muitos terem nascido na era digital não implica em domínio de toda a sua materialidade e de seus usos diversos, muito menos aqueles com fins pedagógicos, pensando silogisticamente.
 
Assim, a Educação ocupou o centro dos debates, como espaço para que lancemos o olhar crítico sobre tudo isso.
 
Corroborando essas reflexões, um dos episódios do Cotidiano, série da TV Anísio Teixeira,  lançado durante o seminário, traz um personagem que deixa as telinhas digitais para conhecer a vida pulsante de uma feira livre, em uma atividade proposta por sua professora. Nessa mesma série, outros estudantes, em contrapartida, usam as mídias digitais para construírem conhecimentos, em episódios ainda em gravação. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, nossos temas estão em consonância com toda essa problemática, mas sem respostas prontas.
 
Muitos atenderam ao convite público para o lançamento do programa Intervalo, durante o seminário, tendo comparecido professores e estudantes que participaram das Formações da Rede Anísio Teixeira, a exemplo da diretora do Colégio Rolando Laranjeira, de Santa Maria da Vitória, Ana Rocha, que trouxe também a estudante Francielly Macflay Silva. De Lençóis vieram a estudante Luma Lopes, acompanhada de sua mãe. De Juazeiro, vieram os estudantes Carlos Dias e Rayrlon Nery cujos vídeos realizados durante os cursos de interpretação foram exibidos. Estiveram presentes, também, muitos outros estudantes, professores, atores como Amós Heber e Vinicius Nascimento, técnicos do audiovisual e cineastas, como Anderson Soares Caldas e o atual diretor do IRDEB, José Araripe. A produtora Ncinco Filmes Produções se fez presente, não só, obviamente, pelo programa lançado, como também através do diretor da maioria dos programas Harrison Araújo.
 
Assim, com a mediação de Toni Couto, o coordenador da TV Anísio Teixeira, os professores envolvidos com a construção dos quadros foram convidados a compor a mesa, cada um expondo o desenho de cada quadro, seguido de sua exibição. Era impossível deixar de notar a satisfação de Yuri Wanderlei, coordenador da Rede Anísio Teixeira, grande batalhador pela educação, incansável na defesa do uso e difusão de softwares livres.
 
Para quem não pôde comparecer e para quem deseja rever, eis uma parte do primeiro dia do II Seminário de Educação e Tecnologia.
 

 
A partir do timecode 0:52:00, o lançamento do Programa Intervalo. Os vídeos que contam com a participação dos estudantes egressos das formações da Rede Anísio Teixeira podem ser conferidos nos timecodes 1:17:00 (Cotidiano), 1:43:00 (Encenação), "Histórias da Bahia", "Diversidade" e "Filmei". Todos os que estavam presentes foram chamados à frente e também foram capturados pelas câmeras da videoconferência, num excelente registro do resultado do que se faz com compromisso e dedicação.

Para assistir a tudo, do princípio ao fim, acesso o Blog do Professor Web, para o e dias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs