terça-feira, 29 de abril de 2014

Rede Anísio Teixeira no sudoeste baiano


Por Geraldo Seara

Prof. Nildson B. Veloso, preparador de elenco

Desta vez, estamos em Vitória da Conquista, realizando mais um curso intensivo de interpretação para TV, com estudantes do Colégio Estadual Fernando Spinola. O curso que, nesta região, também aconteceu em Santa Maria da Vitória, no ano passado, visa dar aos estudantes mais instrumentos para que possam aproveitar bem seu potencial criativo, nessa era de tantos selfies, com muita exposição e conteúdo carente de orientação.


Estudantes do Colégio Estadual Fernando Spínola

Para o professor Nildson B. Veloso, este curso contribui para o desenvolvimento dos participantes, não só no tocante à interpretação, mas, sobretudo, na ampliação da capacidade de perceberem a si mesmos e aos outros, assim como aos elementos que os tornam diferentes uns dos outros, sendo essa distinção o ingrediente necessário para a construção das personagens.




Assim, além da interpretação de texto, a capacidade de observar é exaustivamente incentivada, como elemento essencial que servirá não somente para a arte, mas para tudo na vida. Mas atenção – adverte o professor: "quem pensa que o curso de teatro é puro divertimento está equivocado. O que se vê no palco ou na tela é o resultado de um grande esforço individual e coletivo, que vai desde exercícios físicos até a busca sistemática de dados sobre a personagem a ser interpretada. Para se interpretar um preso político (real ou fictício), por exemplo, não basta apenas memorizar a fala impressa. É preciso buscar os fatos históricos vividos pela personagem, para que a interpretação seja convincente. Essa busca revela o caráter inter e transdisciplinar do curso. 




De fato, é assim. Uma personagem que fale com um determinado sotaque requer noções, no mínimo, básicas de fonética e de fonologia, contemplando os temas de língua, linguagem, variações linguísticas e, obviamente, de sociologia. Se essa personagem exerce alguma profissão que requeira algumas habilidades, como chutar uma bola a gol, ou que seja portadora de alguma necessidade especial, mais pesquisas são demandadas, tanto para o domínio de regras do esporte, quanto para a compreensão do perfil biopsicológico do modelo.






Além de tudo isso, a educação do olhar e das emoções é trabalhada através de exercícios dinâmicos e da mostra de vídeos a que assistimos. Esperamos que toda essa vivência seja transcendida para outras situações cotidianas que demandem um olhar mais criterioso, um planejamento prévio de ações, um trabalho conjunto harmonioso.




Os vídeos produzidos em outras escolas podem ser vistos aqui. Alguns dos estudantes que aparecem neles já estão participando da séries da TV cujas gravações – algumas já finalizadas e outras em andamento – podem ser acompanhadas neste blog.




Um comentário:

  1. Parabenizo as praticas de inventivo à arte e cultura em nosso país. Bom curso a todos!

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