terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sabinada, que Liberdade é essa?!



Jajá (Lucio Lima) Foto: Marcus Leone Coelho

O bairro da Liberdade  foi palco e cenário fantásticos para a gravação de mais um episódio do Histórias da Bahia. Desta vez o assunto abordado foi a Sabinada, acontecimento histórico ocorrido no século XIX que evidenciou a luta dos baianos que objetivaram mais autonomia política e até chegaram a decretar a República Bahiense. Este fato histórico é discutido entre os personagens Jajá e o Professor Rubens, interpretados pelos atores Lucio Lima e Claudio Nyack, respectivamente.

Neste episódio, Jajá, um vendedor de cafezinho, é "quase atropelado na avenida Lima e Silva - Liberdade, o que o deixa inconformado com o caos urbano. Durante o desabafo com o porofessor Rubens, passa a conhecer mais sobre a história da Bahia e o sentido da palavra liberdade" (trecho extraído do roteiro).

Professor Rubens (Claudio Nyack)
Foto: Marcus Leone Coelho

Esse set de gravação foi realmente especial. A interação entre os atores, equipe de realização e a população local foi constante e muito significativa para o episódio.  Em alguns momentos, percebendo-se a feliz "mistura" entre ficção e realidade, ficou claro o acolhimento que nossa equipe obteve por parte do lugar e de seu povo. 

Marcus Leone, Lucio Lima, Nildson B. Veloso, Valdineia Oliveira, Claudio Nyack e Marta Helena
Foto: Danilo Lacerda

Os personagens da trama caíram nas graças da população e se fortaleceram como seres reais, inseridos  em uma  multidão muito peculiar e plural de um lugar chamado "Liberdade".

Jajá (Lucio Lima) e Professor Rubens (Claudio Nyack), ao fundo Luiz Henrique Costa (N5)
Foto: Marcus Leone Coelho

Reinaldo Filho, Ivanildo Soares, Rick Caldas, Harrison Araújo, Luiz Henrique Costa
Foto: Marcus Leone Coelho

O trânsito intenso de Salvador e, em especial, o da Liberdade contou com um guarda de peso, o professor e preparador de elenco Nildson B. Veloso, muito proativo e comprometido com o nosso trabalho. O cara é de parar o trânsito!

Nildson B. Veloso. Foto: Marcus Leone Coelho

Espólio de Jajá
Foto: Marcus Leone Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs