quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estudantes gravam vídeo em Juazeiro


Por Geraldo Seara

Após uma semana de imersão no mundo do audiovisual, estudantes do Colégio Estadual Antonilio da França Cardoso, na cidade de Juazeiro, partiram para a experimentação, como parte do Curso Intensivo de Interpretação para TV, ministrado pelo professor e preparador de elenco Nildson B. Veloso. Uma prainha do Velho Chico foi a locação escolhida para a gravação de um dos roteiros.




Com o São Francisco correndo para o Leste, começamos de manhã cedo, como revelam as sombras na areia (acima). Para otimizar o tempo, contamos com o apoio de uma pequena equipe em algumas das várias funções de um set de gravação.


Com as sombras revelando o tempo que ia passando, seguimos com direito a câmera subjetiva, plongée, contra-plongée, contra-plano, plano detalhe, americano, marcação incisiva do diretor, muitos takes e tomadas.



O vento, que ajudou a diminuir o calor escaldante, interveio, fortemente, na captação do áudio. A saída foi improvisar: meia soquete no microfone!



A tarde chegou e ninguém resistiu ao convite de entrar na água. O rio continuou rumo ao Leste, enquanto o sol fervia às nossas costas.



Quando caiu a noite, nos reunimos outra vez na sala de aula, para vermos parte do que fora gravado. Era visível o cansaço, mas também a satisfação dos que puseram o pé no set e o entusiasmo dos que ainda o farão.





Nossos agradecimentos a todos os colaboradores e, em especial, a José Carlos Costa (Zezinho) e Terezinha Castro, do NTE 07. Parabéns aos estudantes que resistiram, bravamente, à temperatura da margem direita do São Francisco e ao temperamento do diretor!

Assista ao 1° corte aqui.

Um comentário:

  1. Dia de muita criatividade e alegria.
    É uma satisfação enorme que tenho depois que chego no hotel e lembro que aquele dia foi de pura descoberta para os alunos, e que eles a partir dali, com certeza, não mais serão os mesmos em relação ao audiovisual.
    Feliz, muito feliz!

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs