segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Minha Escola, Meu Lugar - Tupinambá de Olivença



Gravação na Escola Indígena Tupinambá de Olivença -
Foto: Peterson Azevedo
Por: Joalva Moraes

O quadro Minha Escola, Meu Lugar foi conhecer a relação entre a Escola Indígena Tupinambá de Olivença e as comunidades locais. A aldeia Tubinambá de Olivença possui 23 comunidades, sendo uma urbana e as demais na zona rural. A escola indígena, 14 Km de Olivença, possui uma sede na Sapucaeira, que oferece Ensino Fundamental II, e mais 18 núcleos com Educação Infantil e Fundamental I.


Professora Cleuza Maria Santos pronta para a sonora -
Foto: Peterson Azevedo

Após a autorização dos caciques, as gravações começaram com o ritual do Porancin. Foram ouvidas a diretora da escola, professora Cleuza Maria Santos, a cacique Maria Valdelice Amaral e a professora e ex-aluna Pedrisia Damásio.


Cacique Valdelice - Foto: Peterson Azevedo

Os estudantes que participaram do Festival Anual da Canção Estudantil – FACE 2012, Carlos Alberto Júnior e Lukas Santos, falaram como foi a experiência de participar deste evento em Salvador e cantaram Somos Tupinambá, juntamente com as crianças que estudam no núcleo de Itapoã, local onde eles residem.



Alunos que participaram do FACE 2012, Carlos e Lukkas -
Foto: Peterson Azevedo

A aluna Laís Eduarda gravou as cenas com a GoPro, na sede em Sapucaeira e na praia de Olivença com os alunos do núcleo de Katuana.



Laís Eduarda gravando com a GoPro -
Foto: Peterson Azevedo


Laís no ritual do Porancin -
Foto: Peterson Azevedo


Equipe da TV AT e a caique Valdelice
Foto: Peterson Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs