sexta-feira, 12 de julho de 2013

Edson, Rei da Construção



Começam as gravações para o Teleteatro da TV Anísio Teixeira

Por: Marcus Leone e Geraldo Seara

Tânia Toko e Daniel Becker
Foto: Marcus Leone
Começaram, esta semana, as gravações do Teleteatro, com a participação de alunos da rede pública, entre os atores profissionais baianos, estes selecionados através de edital.

O texto, que é uma livre adaptação do clássico Édipo Rei, de Sófocles, feita pelo professor Nildson B. Veloso, com adaptação para o audiovisual de Daniel Froes. “Meu interesse era despertar no aluno a vontade de assistir a peças de teatro, trazer a literatura clássica para a sala de aula e, ao mesmo tempo, discutir religião. Já que o clássico fala dos deuses gregos, eu trouxe isso para a realidade baiana, falando dos orixás, falando da igreja evangélica, falando do espiritismo, tudo isso respeitando essas religiões”, explicou o professor.


O estudante e ator Anderson Magalhães
Foto: Marcus Leone

Junto com o projeto de adaptação da peça, oficinas de interpretação para o audiovisual foram realizadas em algumas escolas públicas, com o objetivo de preparar estudantes e professores para a atuação diante das câmeras. Daqui de Salvador, foram selecionados estudantes do Colégio Rotary e do Colégio de Aplicação Anísio Teixeira. Para o papel principal, foi selecionado o estudante Anderson Magalhães, do Colégio ACM de Arraial d’Ajuda. Para contracenar com ele e o grande elenco, nada mais, nada menos do que a atriz Tânia Toko (Ó paí, ó).

Recebido o convite, Tânia, prontamente, aceitou e, chegando ao set, conversou bastante com os estudantes, passando a eles, generosamente, um pouco de sua experiência. “Acho que é importante essa troca, de eles estarem inclusos, para que quem estiver assistindo se veja representado. Por ser educadora social, também, considero importante saber dominar as linguagens, pra poder ampliar o bojo de conhecimento”, salientou.

Savio, estudantes de Ribeira do Pombal e o diretor Bruno Safira
 Foto: Marcus Leone
Anderson, muito empolgado, falou da experiência que está tendo, revelando que, “na verdade, não estou tendo essa oportunidade sozinho... mas toda a minha Arraial d’Ajuda também. Falou da riqueza da experiência e da concretização de um sonho que tinha deixado para trás, há dez anos, sonho que esta iniciativa da Rede Anísio Teixeira contribuiu para resgatar. 

É de encher os olhos a constatação de que a arte e a educação, sobretudo quando juntas, têm o poder de encantar e ressignificar  homens e mulheres. Acompanhar as gravações do Teleteatro “Edson Rei da Construção”, nos fez perceber que é perfeitamente possível  ensinar e aprender em via de mão dupla. Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia contracenando com atores e atrizes consagrados do teatro baiano evidenciaram o que, há muito, tem parecido ser improvável, quiçá impossível, em tempos nos quais a intolerância e dureza humanas têm ganhado muito destaque em nosso cotidiano.


Professores Geraldo Seara, Geize Gonçalves, Nildson B. Veloso e Marcus Leone
Foto: Ivanildo Soares


Nesse contexto de efetivo trabalho em Arte-Educação, além dos envolvidos na realização do mesmo, os espectadores em loco tiveram ensinamentos preciosos e constataram que é possível construir espaços e situações reais onde a simplicidade, o respeito, a generosidade, a admiração, a disciplina, o profissionalismo, o companheirismo, a competência…  podem coexistir  harmoniosamente e numa perspectiva muito significativa e real, ainda que estejamos falando de uma obra de ficção. Se, apenas em ver a feitura dessa adaptação híbrida (teatro e audiovisual) e livre da tragédia grega "Édipo Rei", já nos sentimos tocados por sentimentos positivos, imaginem quando assistirmos à obra pronta, finalizada e destinada ao público, principalmente à comunidade escolar baiana? Certamente, será a constatação de que, mediante ações sérias e efetivamente colaborativas, é possível valorizar o humano e propor caminhos, possibilidades para estes. Sigamos assim.

Equipe da N5
Foto: Marcus Leone

Confira a temporada anterior aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs