quarta-feira, 26 de junho de 2013

Educador da TV AT na Revista Diversos Afins


O professor e fotógrafo Peterson Azevedo foi tema de matéria publicada na Revista Afins, uma publicação dedicada à literatura e arte. Confiram:


Olhares


SOBRE OUTRAS TERRAS
Por Fabrício Brandão



Foto: Peterson Azevedo


Entre nós, o pó da estrada demanda as coisas visíveis e um sem fim de incertezas. Ao longo das sinas, os homens movem antigos costumes, prestando-se ao ritual das horas, certos de que seguir adiante é parte de uma rotina que não se explica cartesianamente. As faces se desnudam na roda viva de missões e preces silenciosas. Outras paragens se descortinam.
O fotógrafo baiano Peterson Azevedo testemunha de perto o nascimento desses novos territórios. O modo como homens e lugares se fundem é trunfo especial de seu ofício. Sua capacidade de observação do real sugere um acesso diferenciado a um mundo de acontecimentos singulares. E poder trazer à tona o que se oculta poeticamente nas mais diferentes trajetórias de vida encerra-se em verdadeiro achado.
As lentes do artista dão vazão ao surgimento de novas dimensões da existência. Não importa apenas o registro físico das representações de mundo, mas principalmente o que se pode vislumbrar a partir dele. Assim, somos apresentados a uma série de sentimentos, refletindo aspectos que coexistem despercebidos na rotina de seus observados.



Foto: Peterson Azevedo


Imerso no ambiente popular, Peterson se depara com relatos particulares de vida, evidenciando, fundamentalmente, o caráter étnico das relações humanas. Sua formação de geógrafo lhe permite transpor para as lentes reminiscências de acontecimentos tanto vividos quanto imaginados. Ao transitar por territórios dotados de características próprias, procura se distanciar de noções viciosas ou até mesmo de preconceitos. Importa ver o outro como um interlocutor de seu trabalho e jamais um mero elemento alegórico de composição.
Adepto de livres escolhas, o artista não credita ao viés documental a condição de única via a seguir. Prefere se desvencilhar dos lugares preestabelecidos e, desse modo, ampliar sua noção de territorialidade. Com isso, outras perspectivas de pertencimento são geradas, todas elas advindas dum olhar que em nenhum trecho da jornada negligencia a sensibilidade.



Foto: Peterson Azevedo


* As fotografias de Peterson Azevedo são parte integrante da galeria e dos textos da 80ª Leva.




 Matéria publicada originalmente na Revista Diversos Afins.


2 comentários:

 
::
Contador de Visitas Para Blogs