sábado, 11 de agosto de 2012

DIA NACIONAL D@ ESTUDANTE

10/08/2012

Fala, turma esperta!

Estamos aqui hoje para prestar uma merecida homenagem: estamos falando do Dia Nacional d@ Estudante, celebrado amanhã, 11 de agosto, em todo o país! A data foi instituída em 11 de agosto de 1927, dentro das comemorações do centenário de criação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, um no estado de São Paulo e o outro em Olinda, Pernambuco – instituídos por D. Pedro I. Antes disso quem se interessasse em estudar as leis tinha que ir à Coimbra, em Portugal, onde fica a Universidade de Coimbra, então a mais próxima das terras brasileiras.

Presentes em momentos decisivos para a sociedade, @s estudantes organizam-se e participam de mobilizações artísticas, culturais, sociais e políticas, principalmente através dos movimentos estudantis, reivindicando a melhoria de condições não só para a própria classe estudantil, como para todo o povo. Exemplos marcantes desta atuação foram o engajamento nas lutas por eleições presidenciais diretas no Brasil, conhecidas como Diretas Já!, e a participação massiva no movimento Caras-pintadas, pelo impedimento do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

Os grêmios estudantis, as UME’s, a UBES, os DCE’s, a UNE e o Movimento Estudantil Popular Revolucionário são algumas das organizações de representação d@s estudantes por todo o país.

É com esse espírito de reflexão e de incentivo que falamos a vocês hoje, querid@s estudantes – não só àqueles(as) que frequentam as conhecidas salas de aula ou outros espaços formais e nem apenas aos/às que não são professores(as), pois entendemos que a construção e a troca de saberes e fazeres se dá em qualquer lugar onde hajam pessoas dispostas a aprender-ensinar. Como bem dito por Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”!


Relembrem alguns dos êxitos e conquistas d@s noss@s estudantes baian@s:

Estudantes apresentam projeto de tecnologia social

Vacilando na escola!

Estudantes baianos participam da Rio+20

Estudantes desenvolvem tecnologias que colaboram com o meio ambiente

Estudante vence regional do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Estudantes baianos ganham prêmio nacional

Jovens embaixadores baianos embarcam para os EUA

A equipe do Professor Web parabeniza a tod@s que, de alguma forma, dedicam parte de suas vidas ao amor pelo conhecimento!
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs