segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jeremoabo: começam as filmagens do documentário de TV com alunos premiados na Febrace

Quinta, 24 Maio 2012  

      

Escrito por  Pedro Pereira Silva Filho
    Jeremoabo: começam as filmagens do documentário de TV envolvendo alunos de Jeremoabo e Fátima premiados na Febrace
       
    O Instituto Anísio Teixeira, através da TV Anísio Teixeira, está realizando uma série de mini-documentários com os alunos vencedores dos Festivais da Secretaria de Educação e Cultura (SEC) e de prêmios como o da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Assim, quatro professores, que compõem o Núcleo de Produções dessa TV, estão visitando cidades no interior da Bahia até o próximo sábado, 26 de maio.  

    Em Jeremoabo, as gravações  aconteceram no dia de ontem (22). Em Fátima, as filmagens acontecerão na próxima quinta-feira, dia 24. Os diretores  proporcionaram contato com as famílias dos alunos, professores e demais pessoas da comunidade tidas como importantes na participação do vídeo. A professora Joalva Morais, da TV Anísio Teixeira, falou do documentário. “Nós estamos fazendo uma série de documentários em cinco municípios baianos, com esses alunos vencedores da FEBRACE de Jeremoabo e Fátima, além de outros municípios como Ibotirama. Aqui em Jeremoabo estamos com  o Projeto Geografia da Fome, que teve uma repercussão muito boa em Salvador e em São Paulo com um prêmio internacional, que é muito importante para região e para o nosso Estado porque mostra a força da escola pública e esse é o principal objetivo do nosso documentário”.  

    O trabalho jeremoabense, premiado na categoria Most Outstanding Exhibit in Material Science, foi desenvolvido por José Clemensou Reis Junior, Emerson Gomes de Jesus e Mirela de Jesus Andrade, alunos do Colégio Estadual José Lourenço de Carvalho. O projeto, intitulado Geografia da Fome, que foi orientado pelos professores Jailson Sanguinete e Márcia Penedo, identifica os problemas que contribuem para a manutenção de pessoas abaixo da linha de pobreza, e tem o intuito de alertar a sociedade sobre os males que esses fatores vêm causando ao desenvolvimento educacional.  

    Já o projeto desenvolvido por Lucas Borges, 16 anos, orientado pela professora Cláudia de Souza Santana, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizado no município de Fátima, foi um dos premiados na categoria Estudar Ciência. Lucas criou um sistema de segurança para fogões contra acidentes domésticos com o objetivo de eliminar o índice de mortalidade envolvendo acidentes com panelas.  

    O professor Marcos Antônio Queiroz Pires, Diretor da DIREC 10, avaliou a experiência dos educadores, alunos e professores de Jeremoabo. “Para mim é motivo de satisfação e alegria saber que em Jeremoabo tem professores comprometidos com a educação. Como sabemos, o governo do Estado tem investido muitos recursos na escola, mas esses recursos têm que ser geridos de uma forma para beneficiar o aluno. Aqui no Colégio José Lourenço, temos uma prova de que quando o professor tem boa vontade ele consegue ir além. Esse projeto só veio provar  que o ensino em Jeremoabo está voltado para uma mudança de vida melhor”.  

    A 10ª FEBRACE, que aconteceu de 13 a 17 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), contou com 325 projetos desenvolvidos por 748 jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensinos fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país.
      

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

     
    ::
    Contador de Visitas Para Blogs