sexta-feira, 4 de maio de 2012

Equipe da Rede Anísio Teixeira visita NTE 5


Foto divulgação


Estreitar a relação entre a Rede Anísio Teixeira e os Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE. Esse foi o objetivo da visita que a equipe da Rede fez no dia 25 de abril de 2012 ao NTE 5, localizado na cidade de Itabuna.

“Essa é a primeira visita aos NTE. Nossa intenção é que no segundo semestre de 2012 a equipe da Rede Anísio Teixeira, juntamente com os NTE, promova a formação com todos os professores dos projetos estruturantes da SEC para que esses estejam aptos a auxiliar os professores na escola”, afirmou Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira.

Segundo Corbulon Santos, responsável pelo NTE 5, essa parceria é importante porque permite uma maior interação entre a capital e o interior e, no âmbito do IAT, possibilita também que a equipe da Rede Anísio Teixeira conheça in loco a realidade do NTE. “Com isso, vamos aumentar a troca de experiências e permitir o aumento dos laços interpessoais entre as equipes do NTE e da Rede AT”, disse Corbulon.

Na visita, a coordenação do NTE apresentou o trabalho que vem realizando com os professores e a Rede AT, a proposta do curso de formação para o uso de mídia e tecnologias educacionais, da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, no intuito de fortalecer a parceria com os professores da região.
Formação - O NTE de Itabuna tem como função a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos em tecnologias educacionais. Além disso, promove e acompanha projetos relacionados com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na própria unidade escolar. “O NTE vem atuando, também, com destaque no apoio aos projetos estruturantes da SEC”, completou Corbulon.

“Nesse encontro, conhecemos um pouco mais e discutimos toda a proposta de articulação e ações entre os setores da educação do Estado envolvidos, numa soma de esforços que tem tudo pra dar certo e firmar-se como política educacional eficiente e definitiva. Fizemos, também, nossas colaborações ao projeto e nos disponibilizamos integralmente para essa jornada”, contou Oldair Santos, professor multiplicador do NTE 5.

Para o professor, as tecnologias integradas à prática educacional com foco na construção do conhecimento por parte do aluno, interagindo com os colegas orientados pelo professor, tornam mais dinâmico e eficiente o processo de aprendizagem. “Com essa proposta de articulação entre os diversos setores da educação, esse propósito tende a se concretizar mais rapidamente e de forma sustentada. Assim, as produções e projetos educacionais poderão se dar mais facilmente nas salas de aula de nossas escolas, descortinando um infinito horizonte de espaços e possibilidades de aprendizagens significativas, auxiliadas pelas tecnologias que já existem nas escolas”, completou Oldair.

Yuri conta que a Rede tem como proposta, em 2013, em parceria com os NTE, realizar, com os professores, a formação para a produção de mídias e tecnologias. O Instituto Anísio Teixeira-IAT, com apoio dos técnicos dos NTE, está realizando um diagnóstico dos laboratórios para possibilitar o uso desses espaços na escola.


Texto: Eugênio Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs