sábado, 28 de abril de 2012

Jeremoabo: alunos de Jeremoabo e Fátima premiados na Febrace participarão de documentário de TV


Foto divulgação

O Instituto Anísio Teixeira, através da TV Anísio Teixeira, realizará uma série de mini-documentários com os alunos vencedores dos Festivais da Secretaria de Educação e Cultura (SEC) e de prêmios como o da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Assim, quatro professores que compõem o Núcleo de Produções dessa TV estarão visitando cidades no interior da Bahia até 26 de maio.

Em nossa região, a equipe de TV visitará dois municípios: Jeremoabo e Fátima, onde acontecerão as gravações dos vídeos. Os diretores estão sendo orientados no sentido de viabilizar contato com as famílias dos alunos, professores e demais pessoas da comunidade que considerem importantes participarem do vídeo.

Em Jeremoabo, as gravações acontecerão na terça-feira, dia 22 de maio, pela manhã. Em Fátima, as filmagens acontecerão dois dias depois, na quinta-feira, dia 24.


 O trabalho jeremoabense, premiado na categoria Most Outstanding Exhibit in Material Science, foi o desenvolvido pelos estudantes José Clemensou Reis Junior, Emerson Gomes de Jesus e Mirela de Jesus Andrade, alunos do Colégio Estadual José Lourenço de Carvalho, situado na cidade baiana de Jeremoabo.

O projeto, intitulado Geografia da Fome e orientado pelos professores Jailson Sanguinete e Márcia Penedo, identifica os problemas que contribuem para a manutenção de pessoas abaixo da linha de pobreza, e tem o intuito de alertar a sociedade sobre os males que esses fatores vêm causando ao desenvolvimento educacional.

 Já o projeto desenvolvido por Lucas Borges, 16 anos, e orientado pela professora Cláudia de Souza Santana, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizado no município de Fátima, foi um dos premiados na categoria Estudar Ciência. Lucas criou um sistema de segurança para fogões contra acidentes domésticos com o objetivo de eliminar o índice de mortalidade envolvendo acidentes com panelas.


A 10ª FEBRACE, que aconteceu de 13 a 17 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), contou com 325 projetos desenvolvidos por 748 jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensinos fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país.


Publicado originalmente em: Jeremoabo.com

Texto: Pedro Pereira Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs