segunda-feira, 20 de setembro de 2010

GINGA: CORPO E CULTURA






























You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.




A Educação Física no Brasil até o século XX era vista como um treinamento militar. Tempos depois, a partir da concepção higienista, a Educação Física volta-se para a saúde do corpo e prevenção de doenças. Na contemporaneidade ela busca construir conhecimentos sobre si, do potencial, da criticidade a partir da vivência corporal de diversas manifestações culturais. Desta premissa, nasce o Ginga Corpo e Cultura, programa que pretende problematizar reflexões críticas sobre a prática pedagógica da Educação Física, sob a ótica da cultura corporal e esportiva produzidas pela humanidade.

O Ginga busca estabelecer e ampliar a interlocução entre os docentes da educação básica, a universidade e comunidade escolar como um todo. Para tanto, fundamenta-se nos PCNs (1997) – Parâmetros Curriculares Nacionais, destacando a Educação Física. Este documento conceitua a Educação Física como uma área do conhecimento que propõe o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico, da cognição, da consciência corporal, das expressões de sentimentos e de vivências de forma interdisciplinar. Essa pode ser uma das formas de acesso à herança cultural da humanidade. Ela pode e deve incluir a participação das pessoas com deficiência (com autorização médica), a partir de uma proposta curricular adaptada e capaz de promover não somente a movimentação, mas principalmente a construção de regras e de valores como a solidariedade, o respeito e a convivência com as diferenças.

O Ginga Corpo e Cultura é parte integrante da grade de programação da TV Anísio Teixeira, Rede Anísio Teixeira SEC-Bahia, que contempla a área da Educação Física e os esportes, na perspectiva da cultura corporal.

O programa pretende contribuir para a divulgação científica e possibilitar maior visibilidade a pesquisadores e propostas inovadoras de relevância para a área de Educação Física bem como, valorizar toda prática da cultura corporal e esportiva produzida nas escolas públicas.

É um programa jornalístico, que trata das questões que envolvem elementos como a dança, os jogos, a recreação, o esporte e outras representações da cultura corporal como uma invenção sócio-histórica e cultural da humanidade.

Elzeni Bahia e Márcia Pereira
Educadoras da TV Anísio Teixeira – SEC-Ba/IAT/UCE
Coordenadoras do Programa Ginga: Corpo e Cultura
e-mails: elza_42@yahoo.com.br e márcia.biologia@yahoo.com.br
Tel: (71) 3116-9019

Um comentário:

 
::
Contador de Visitas Para Blogs