sábado, 24 de abril de 2010

ENTRANDO NO AR







A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, realiza no dia 29 de abril de 2010, às 19h, no Palacete das Artes Rodin Bahia, o lançamento da TV Anísio Teixeira.

Na ocasião, será apresentada a campanha de inauguração, juntamente com um clipe de imagens, que tem como principal referência a TV Escola do Ministério da Educação e a TV Paulo Freire, iniciativa da Secretaria da Educação do Paraná.

O projeto, que é realizado em parceria com a TVE / Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB, objetiva produzir peças audiovisuais educacionais e fornecer, dessa forma, material didático multimídia para os professores e alunos da Rede Estadual da Educação.

Segundo Ana Cláudia Cavalcante, coordenadora da TV Anísio Teixeira, o lançamento do dia 29 marca o início da exibição de algumas peças da TV, já gravadas. “A partir do mês de maio, o material já produzido será veiculado na TVE e, provavelmente, ainda no 1º semestre de 2010, estará disponível na internet”, informa.

Especialização em educação - O conteúdo pedagógico foi elaborado por professores selecionados da Rede Estadual e a grade de programação está comprometida com os parâmetros curriculares nacionais e com o projeto político-pedagógico desenvolvido pelo IAT/ SEC. Sua construção está pautada na perspectiva da arte-educação.

Difundir diversos saberes, popularizar o conhecimento científico, socializar bens artístico-culturais, defender os direitos humanos e as diversidades (religiosa, etnicorracial, de gênero, de orientação sexual, de geração, sociocultural etc.) e, acima de tudo, dar visibilidade às atividades desenvolvidas pela comunidade escolar são os objetivos da TV Anísio Teixeira.

Em 2010, serão realizadas 545 peças audiovisuais. Entre elas, programas de auditório, infantis, jornalismo especializado em Educação, documentários, doc-dramas, reportagens especiais e campanhas educativas.

Trinta séries compõem a grade da TV. “Almanaque Viramundo”, revista eletrônica inspirada em antigos almanaques; “Máquina de Democracia” e “Dois Dedos de Prosa”, programas jornalísticos especializados em Educação; “Ginga – Corpo e Cultura”, focado no corpo e seus diversos saberes e “Identidades Artísticas”, vitrine das diversas expressões artístico-culturais da Bahia, são algumas dessas produções.

A programação será transmitida, via satélite (em parceria com o IRDEB), para unidades escolares da rede pública. Além disso, será veiculada pela TVE e disponibilizada para toda a rede por meio do Portal do Educador Baiano, na web, e através de DVDs.


Entrevista no Jornal Educadora FM, em 28/04/10.
http://www.irdeb.ba.gov.br/jornalismo/noticias-da-educadora/media/view/699

Um comentário:

 
::
Contador de Visitas Para Blogs