quinta-feira, 15 de abril de 2010

LANÇAMENTO DA TV

Educação e Televisão
Governo do Estado lança a TV Anísio Teixeira

Data do lançamento: 29/04, às 19 horas
Local: Palacete das Artes Rodin Bahia - Graça

A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, desenvolve a TV Anísio Teixeira com o objetivo de produzir peças audiovisuais educacionais e fornecer, dessa forma, material didático multimídia para os professores e alunos da Rede Estadual da Educação. O projeto se desenvolve em parceria com a TVE / Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB. Assim, a TV Anísio Teixeira integra o Sistema Baiano de TVs Públicas, articulado pelo IRDEB.

O conteúdo pedagógico da TV Anísio Teixeira foi elaborado por 16 professores selecionados da Rede Estadual e a proposta tem como referência a TV Escola do Ministério da Educação – MEC e a TV Paulo Freire, que é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Paraná. Na perspectiva da Arte-Educação, a grade de programação da TV Anísio Teixeira está comprometida com os parâmetros curriculares nacionais e com o projeto político-pedagógico desenvolvido pelo IAT / SEC.

Difundir diversos saberes, popularizar o conhecimento científico, socializar bens artístico-culturais, defender os direitos humanos e as diversidades (étnico-racial, de gênero, de orientação, de geração, sócio-cultural etc) e, acima de tudo, dar visibilidade às atividades desenvolvidas pela comunidade escolar são os objetivos da TV Anísio Teixeira. Sua grade de programação está comprometida com a Educação Básica e tem o objetivo de ampliar a noção de espaço educativo, conhecimento e saberes; auxiliar o conteúdo curricular da escola; socializar bens artístico-culturais, lançar campanhas educativas relacionadas com saúde, meio-ambiente, em defesa dos direitos humanos e das diversidades e produzir peças jornalísticas especializadas em Educação, Cultura e Ciência.

Afinada com a política de audiovisual do Governo do Estado e do Governo Federal, a SEC realizou uma licitação para que empresas que atuam no mercado audiovisual pudessem co-produzir as peças audiovisuais. O investimento do Governo do Estado é de 4 milhões para a realização de 545 peças educacionais em 2010: programas de auditório, jornalismo especializado em Educação, documentários educativos, doc-dramas, reportagens especiais e campanhas educativas. 30 séries compõem a grade de programação desta TV, dentre as quais estão o “Almanaque Viramundo”, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques; “Máquina de Democracia”, programa de jornalismo especializado em Educação, mosaico que integra diversas disciplinas; “Arena do Esporte”, que objetiva fornecer material didático aos professores de Educação Física; “Identidades Artísticas”, programa que funciona como vitrine de diversas expressões artístico-culturais do Estado da Bahia, dentre outras.

Há, também, a série de documentários “Memórias da Educação” que traz o pensamento e a obra de grandes educadores brasileiros; “Educação Ambiental”; “Mitos Africanos”- Educação para as relações étnico-raciais; “Formação e Valorização dos Educadores”, “EAD e Novas Tecnologias”.

Dentre as formas de difusão do conteúdo audiovisual educativo, a programação será transmitida, via satélite (em parceria com a TVE – IRDEB), para unidades escolares da rede pública de ensino. Além disso, será veiculada na TVE (TV aberta) e disponibilizada para toda a rede pública por meio do Portal do Educador Baiano, na web, e, ainda, por meio de DVDs que serão distribuídos para as escolas e Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTEs.

O evento de lançamento, que acontece no dia 29 de abril de 2010, a partir das 19 horas, no Palacete das Artes Rodin Bahia, marca o início da produção deste projeto que conta com a participação de educadores e comunicadores do Programa Rede Anísio Teixeira (Portaria nº 9004/2008). Na ocasião, será apresentada a campanha de lançamento, juntamente com um clipe de imagens desta TV pública e arte-educativa, que tem como principal referência a TV Escola / SEED / Ministério da Educação.

Mais informações:

Instituto Anísio Teixeira – IAT / Secretaria da Educação
TV Anísio Teixeira / Programa Rede Anísio Teixeira
Telefones: 71 3116-9019 / 3116-9061
(Ana Cláudia Cavalcante – 9929-0045 / José Carlos Rêgo – 9929-0482 / Eugênio Afonso – 9984-3390)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
::
Contador de Visitas Para Blogs