quarta-feira, 20 de maio de 2009

GRAVAÇÃO DO "BAHIA ASSIM" 1

A BAHIA DO JEITO QUE É

O Bahia Assim nasceu da vontade de muitos. Eu, que nem estou responsável por ele, meti-me a participar, mesmo sem ser convidada. Mas, o importante é garantir a idéia central do projeto: mostrar a Bahia que muitos insistem não ver pela TV. Os olhos das câmeras não espiam por estas bandas e dizem até que surge um ar de desprezo em tentar descobrir a singularidade e a riqueza de espaços tão desprezados. É notório. Para as regiões periféricas os olhares são sempre os mesmos. Para nós, não!

A região da vez foi o subúrbio ferroviário. E no grupo não tinha ninguém, além de mim, que conhecesse com tamanha maestria as vielas e becos deste espaço tão aprazível, tão íntimo. MEU LUGAR. Afinal, “eu vim de Periperi”. O convite foi pelos trilhos da ferrovia, recontar a história destes locais. Identificar sua gente, seus costumes, seus vícios.

Durou 2 dias. Gravações intensas, sede, praia, sol fervilhando na moleira, o mais especial: prazer. A imagem da igrejinha de São Tomé, o colorido das bicicletas em Lobato, as marisqueiras em Periperi, a ponte em Plataforma e a feira de Paripe. Tudo mesclado, na medida exata. Os elementos da riqueza cultural de um povo guerreiro e que, por si só, nasce e se completa pela luta. As memórias de minha avó, o lixo acumulado à beira mar, o sorriso desdentado, a vida que ninguém vê, mas que, naquele dia, ganhou o brilho de um cartão-postal.

Aguardem, novos olhares para quem vive nas encostas.

Cláudia Pessoa.

Para acessar o blog de Cláudia, clique aqui.

Um comentário:

  1. CLAÚDIA PESSOA, GOSTO MUITO DA FORMA LEVE E POÉTICA COMO DESCREVE ESTA REALIDADE QUE MUITAS VEZES ME INCOMODA E ME DEIXA AMARGA. ME EMOCIONEI AO LER O QUE ESCREVEU E COMO ESCREVEU, POIS, CONHECI E VI DE PERTO ESTES QUE 'NASCEM E SE COMPLETAM' PELA LUTA, COM LUTA E COMO LUTAM!!!! MAS MUITOS INSISTEM EM NÃO VER NÃO SÓ PELA TV, MAS PRATICAMENTE IGNORAM SUA EXISTÊNCIA.
    PARABÉN PELO PROJETO. MARCÉLIA LIMA

    ResponderExcluir

 
::
Contador de Visitas Para Blogs